Sobre o recente caso U.D. Oliveirense

Foi com surpresa que, ainda no domingo passado, recebemos a notícia da não comparência da U.D. Oliveirense no jogo com o S.C. Leixões a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol Feminino (CNFF). Foi ainda com uma enorme perplexidade que fomos lendo pelos inúmeros blogues dedicados ao Futebol Feminino algumas versões dos factos, dando conta quer da desistência e consequente extinção da equipa feminina da U.D. Oliveirense, quer da própria exposição deste caso, e com a devida antecedência, por parte destes ao órgão máximo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Estamos prestes a disputar a 2ª jornada do CNFF e ainda não há qualquer comunicado oficial sobre o caso. Posto isto, são inúmeras as dúvidas e, evidentemente, a especulação em torno do caso algo compreensível e inevitável.

U.D. Oliveirense, mais uma equipa de Futebol Feminino extinta?

Da nossa parte, perguntamo-nos sobre o futuro das atletas da U.D. Oliveirense, apanhadas em contra-pé e sendo-lhes retirada a possibilidade de competir ao mais alto nível. Recordamos, nesta mesma linha de raciocínio, o caso da abrupta extinção do Odivelas Futebol Clube quando, por mérito próprio, tinha acabado de garantir um lugar na 1ª divisão da modalidade. Terão as atletas da U.D. Oliveirense a capacidade de organização das anteriores (hoje a maior parte das atletas no C. Futebol Benfica) por forma a garantir que continuam unidas e a competir mas agora com outro emblema e, para já, num campeonato inferior?

Surge, por fim, um pensamento prático: um episódio semelhante aconteceu no início da época 2009/2010. A situação foi, no entanto, muito mais simples: dando-se a desistência da equipa feminina do Beira-Mar de Almada, surge outra equipa a ocupar o seu lugar na 1ª divisão de Futebol Feminino. Fazendo fé nas declarações do Presidente da U.D. Oliveirense, sr. José Godinho, ao jornal O Jogo, que afirma ter comunicado à FPF a anulação da inscrição da sua equipa, porque não foi convidada um clube da 2ª divisão (ou a C.P. Martim ou o Ponte Frielas, equipas que desceram de divisão em 2009/2010) a ocupar o lugar da Oliveirense?

Terá sido o Boavista F.C., adversário da U.D. Oliveirense a contar para a 2ª jornada, avisado oficialmente da não comparência desta ao jogo?

São inúmeras as dúvidas. E, enquanto a FPF não se pronunciar oficialmente, multiplicar-se-ão as versões, a polémica, o embaraço.

Força às atletas, equipa técnica e apoiantes da U.D. Oliveirsense!

Advertisements

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: