O que mudou em 3 anos?

Este ano calhou em sorte ao 1º um regresso à Croácia para a disputa de mais um lugar ao sol na história do Futebol Feminino nacional.

Porque falamos de regresso?

Recuemos 3 épocas até ao início da temporada 2007-2008, então liderada por Helena Costa, actual Seleccionadora Nacional do Qatar. Mais uma vez, estivemos tão perto…

Lembramo-nos como se fosse hoje daquele golo sofrido a poucos minuto do fim contra a equipa belga que acabaria por vencer o grupo e seguir em frente na Champions. Um simples empate teria assegurado a conquista do sonho.

Haverá alguém capaz de imaginar o quão diferente é o plantel do 1º Dezembro daquele de há 3 anos?

Helga Portugal, Tânia Pinto, Sónia Matias, Cátia Reis, Susana Lourido, Carla Cristina, Edite Fernandes, Sílvia Brunheira, Ana Valinho, Carla Couto, Beta Caleja

Deste onze titular – que nos perdoem todas aquelas que fizeram deste um grupo vencedor mas que não iremos mencionar – fazem actualmente parte do plantel do 1º Dezembro Tânia Pinto, Carla Cristina, Sílvia Brunheira, Carla Couto e Beta Caleja.

Não se julgue, contudo, que as únicas ausentes são as internacionais Sónia Matias e Edite Fernandes, ou Helga Portugal, Susana Lourido, Ana Valinho e Cátia Reis (jogadoras que já não praticam a modalidade em termos oficiais). É duro constatar que não poderemos contar com a ajuda de Beta Caleja e Carla Couto, ambas devido a lesão. Quanto a Sílvia Brunheira esperamo-la apta para a competição o quanto antes!

Percebemos então que as alterações são mais que muitas. Mas que isto não soe a saudosismo! Se as companheiras que já não estão connosco foram o melhor do futebol feminino a jogar em Portugal, hoje o 1º Dezembro conta com um grupo extremamente jovem mas já com alguma experiência a nível internacional e cheio de valor. E cá estarão as jogadoras mais experientes para comprovar a solidez  e ambição deste grupo.

Nós acreditamos no 1º! E vocês?

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: