Jogo das Raparigas esteve no 1º Dezembro

A "equipa" do Jogo das Raparigas veio falar com as atletas do 1º Dezembro © Jogo das Raparigas

O Jogo das Raparigas, projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa Mulher e Desporto, esteve em Sintra na passada sexta-feira para uma acção de sensibilização e uma palavra de apoio para participação das campeãs nacionais na Liga dos Campeões feminina.

Parte do Plantel S.U. 1º Dezembro © Jogo das Raparigas

Aproveitamos para divulgar um pouco do que connosco foi partilhado:

A Associação Portuguesa Mulher e Desporto é uma organização sem fins lucrativos de direitos de mulheres que tem como fins promover a igualdade e a participação das mulheres no desporto a todos os níveis, funções e esferas de competência.

Missão:

“O Jogo das Raparigas” é um projecto nacional desenvolvido pela APMD e financiado pelo POPH (QREN), que tem como objectivo contribuir para o aumento da participação das raparigas e mulheres no futebol/futsal através de três eixos interligados e complementares de intervenção:
 
(1) o combate à invisibilidade, às barreiras culturais e aos estereótipos, através de uma campanha centrada na apropriação e na prática deste desporto pelas raparigas, procurando influenciar positivamente as jovens adolescentes mas sobretudo as suas famílias, os órgãos de comunicação social e agentes desportivos, nomeadamente do futebol/futsal;
 
(2) o empoderamento das raparigas e mulheres, numa perspectiva de consciencialização dos seus direitos, promovendo oportunidades de participação, de organização e de desenvolvimento das suas competências de liderança, bem como o aumento da prática desportiva;
(3) a sensibilização de públicos estratégicos: dirigentes de clubes, de associações distritais de futebol, de eleitas/os do poder local, para a necessidade de promover medidas e programas específicos que apliquem o princípio da igualdade e da não-discriminação; o projecto é também dirigido às escolas e docentes de Educação Física para a necessidade de apoiar as jovens alunas na aprendizagem do futebol/futsal e apoiar a sua prática continuada.

 

Por isso, vestir a camisola deste projecto é sinónimo de combater a invisibilidade, promover oportunidades de participação das raparigas e mulheres que praticam as modalidades de futsal e futebol e sensibilizar públicos estratégicos, como dirigentes de clubes e responsáveis do poder local ou de instituições de ensino. Estas são linhas mestras de uma iniciativa que se alicerça na luta pela igualdade no acesso ao desporto e no combate à discriminação com base no sexo.

 

Oferta de Fernanda Piçarra (Jogo das Raparigas) a Carla Cristina, capitã do 1º Dezembro © Jogo das Raparigas

Depois de um pequeno mas interessante e motivador debate, ficámos com algumas certezas: há muito por fazer e, mais importante ainda, começa em cada uma de nós a luta por um desporto no feminino com os mesmos direitos do masculinho!

Depois acção de sensibilização e do pequeno debate, a fotografia de grupo © Jogo das Raparigas

Advertisements

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: