Crónica Escola FC – SU 1.º Dezembro, por Diana Dias

No passado domingo, Escola e 1.º Dezembro voltaram a encontrar-se, naquela que foi a 3.ª partida para o Campeonato Nacional desta época desportiva entre as das equipas. Esperava-se um bom jogo, quer devido à proximidade classificativa das duas equipas, quer pelo facto deste encontro se realizar no Estádio Municipal de Tondela, e, consequentemente, em relvado.

7 pontos separam agora as duas equipas

Consciente da importância de vencer novamente a equipa de Molelinhos, para manter em aberto a possibilidade de festejar mais um título nacional na sua casa na jornada seguinte, a equipa do 1.º Dezembro deslocou-se, como sempre, pensando apenas na vitória.

No entanto, foi o Escola quem entrou melhor no jogo, com uma primeira ocasião de golo logo aos 2’ de jogo, em que as jogadoras da casa aproveitaram um erro da equipa adversária, recuperando a bola no corredor esquerdo do seu ataque e rematando colocado para defesa de Carla Cristina (a bola chegou mesmo a ir à barra da baliza do 1.º Dezembro).

O 1.º Dezembro procurou reagir e dominar em termos de posse de bola, mostrando no entanto alguma lentidão no processo ofensivo. A circulação de bola era conseguida, porém a sua velocidade era consideravelmente baixa para aquilo que as jogadoras sintrenses já mostraram ser capazes. Esta lentidão não impediu, contudo, que o 1.º Dezembro criasse algumas jogadas ofensivas bem desenhadas, principalmente através de jogadas iniciadas com passes em profundidade procurando explorar a velocidade das suas médias ala e a largura do campo.

O Escola procurava jogar sobretudo no erro do adversário e foi precisamente desta forma que aos 24’ conseguiu colocar-se em vantagem no marcador.

A equipa sintrense continuou em busca do golo, que após várias oportunidades de perigo desperdiçadas, surge aos 44’, por Tânia Pinto, na sequência de um canto (bastante contestado pelo público e pela equipa da casa) marcado no lado direito do ataque da equipa sintrense, onde a médio centro salta mais alto que as 4 jogadoras do Escola que a rodeavam.

Após o intervalo, a equipa campeã nacional procurou superar a entrada algo passiva na 1.ª parte e colocar-se de imediato em vantagem no marcador. Estas intenções foram concretizadas, com Andreia a marcar logo no 2’ minuto da segunda parte, após passe em profundidade.

Com maior mobilidade relativamente aos primeiros 45’, mas ainda sem a eficácia demonstrada em jogos anteriores, o 1.º Dezembro continuou a ser a equipa mais perigosa ao longo dos 30 primeiros minutos do segundo tempo. Nos últimos 15’ a equipa baixou o seu ritmo de jogo, dando ao Escola a possibilidade de usufruir da posse da bola, mas mantendo o seu rigor defensivo. No entanto, a equipa da casa não conseguiu criar oportunidades de golo, acabando por ser o 1.º Dezembro quem aumentaria a vantagem aos 88’, por intermédio de Carla Couto. A jogadora recupera a posse de bola no meio campo, realizando a progressão pelo corredor central e finalizando após combinação directa com Carolina Mendes.

Com este resultado o 1.º Dezembro mantém-se invencível no Campeonato Nacional e tem agora a possibilidade de festejar o título já no próximo domingo, em sua casa.

Apesar de não ser hábito nas crónicas até agora redigidas, gostaria de deixar uma palavra à jogadora Joana Rosa pela entrega em campo ao longo de todo este jogo. A importância de treinar bem reflecte-se na qualidade mostrada em jogo!

Escola 1 – 3 SU 1.º Dezembro
3.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Futebol Feminino
Domingo, 16 de Maio, 17 horas

Equipa titular:

1- Carla Cristina
2 – Sara Ribeiro
27 – Filipa Francisco
21 – Filipa Patão
14 – Dolores Silva
19 – Joana Rosa
28 – Tânia Pinto
9 – Carla Couto (88′, Filipa Galvão)
18 – Andreia Silva
10 – Lara Matos (66′, Carolina Mendes)
25 – Sofia Venâncio (62′, Beta Caleja)

Suplentes:
12 – Sara Machado
6 – Cátia Relíquias
22 – Inês Borges
15 – Filipa Galvão
5 – Solange Carvalhas
20 – Beta Caleja
11 – Carolina Mendes

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: