Crónica do jogo Albergaria – SU 1.º Dezembro, por Diana Dias

No passado domingo, dia 14, o SU 1.º Dezembro deslocou-se a Albergaria, para disputar a 16.ª jornada do Campeonato Nacional.

            O 1.º Dezembro, à semelhança do que tinha acontecido na primeira volta, encontrou uma equipa do Albergaria bem posicionada tacticamente e procurou circular a bola com segurança, de forma a construir situações de perigo a partir para o ataque organizado. No entanto, e devido quer à velocidade algo reduzida com que esta circulação foi, por vezes feita, quer a algum espaço verificado entre sectores (principalmente entre o sector defensivo e sector médio), a equipa sintrense teve alguma dificuldade em criar situações de perigo.

            Aos 7’ poderia ser o Albergaria a primeira equipa a criar perigo, através de um livre frontal à baliza de Carla Cristina, mas a bola não passa da barreira sintrense.

            Foi também a partir de bolas paradas que o 1.º Dezembro começou a ameaçar a baliza adversária, com um canto batido na direita por Carla Couto, aos 13’.

            O momento chave da primeira parte aconteceria aos 21’, com Dolores a abrir o marcador. O golo surge de uma jogada na esquerda, em que Sofia Venâncio ganha a linha após combinação directa com Tânia Pinto e cruza atrasado, sobrando a bola para Dolores que remata forte à entrada da área e faz o 0-1.

            A equipa de Sintra tem uma forte reacção ao golo, com duas jogadas de perigo nos 2 minutos seguintes (uma jogada individual de Carolina que não consegue finalizar e um bom remate de Dolores na área, para boa defesa da guarda-redes do Albergaria).

            Após este forte período do 1.º Dezembro, o Albergaria procura reagir e aos 24’ consegue criar uma situação de finalização após cruzamento atrasado do lado direito do seu ataque, mas a bola passa por cima da baliza de Carla Cristina.

            A partir daí e até ao intervalo, apenas o 1.º Dezembro conseguiu criar perigo, destacando-se um livre directo de Carla Couto a passar muito perto da baliza da equipa local (26’), um cruzamento de Carolina no lado esquerdo para Tânia saltar sozinha e cabecear novamente perto da baliza adversária (28’) e uma oportunidade para Lara, que na sequência de uma recuperação de Dolores e de um cruzamento de Mónica remata já dentro da área para boa defesa da guarda-redes adversária (34’).

            Na segunda parte, a história do jogo foi diferente e a principal diferença entre as duas equipas esteve na questão da eficácia, onde o 1.º Dezembro foi superior.

            Após um período de 5/10’ inicial onde o 1.º Dezembro entrou bem no jogo, surge o período mais forte da equipa do Albergaria no jogo.

            Aos 15’ o Albergaria consegue, através de uma situação de contra-ataque, criar uma situação de superioridade numérica no seu meio-campo ofensivo. A jogada desenvolve-se após um canto a favor do 1.º Dezembro e termina com um remate sem perigo para Carla Cristina.

            Poucos minutos depois, o Albergaria recupera a posse de bola a meio-campo e numa jogada desenvolvida a um/dois toques consegue rematar cruzado no lado esquerdo, com a bola a passar muito próximo da baliza do 1.º Dezembro.

            Aos 23’ o 1.º Dezembro dispõe de uma boa oportunidade, com um livre perto da linha final batido na esquerda por Carla Couto, e Filipa Patão saltando sozinha em posição frontal, não consegue o cabeceamento.

            Cinco minutos depois, é o Albergaria que volta a criar perigo, novamente pelo corredor esquerdo, com remate cruzado a passar novamente muito perto da baliza defendida por Carla Cristina.

            A equipa visitante procura reagir a este bom período do Albergaria e aos 85’ acaba por fazer o 2-0, por Carla Couto. A jogada inicia-se com uma recuperação a meio campo de Filipa Galvão (que entrou aos 63’ para o lugar de Carolina), sobrando a bola para Tânia. Após sucessivas combinações entre Tânia, Solange e Lara na esquerda do ataque sintrense, Lara remata para defesa incompleta da guarda-redes adversária, que Carla Couto aproveita da melhor forma.

            O resultado final foi estabelecido já em período de descontos, aos 93’, através de um livre directo convertido por Filipa Galvão.

  

Albergaria 0 – 3 SU 1.º Dezembro
16.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol Feminino
Domingo, 14 de Fevereiro, 15 horas

Equipa titular:
1 – Carla Cristina (C)
6 – Cátia Relíquias
27 – Filipa Francisco
21 – Filipa Patão
4 – Mónica Mendes (Inês Borges, 76’)
28- Tânia Pinto
14 – Dolores Silva
9 – Carla Couto
25 – Sofia Venâncio (Solange Carvalhas, 69’)
11 – Carolina Mendes (Filipa Galvão, 63’)
10 – Lara Matos

 

Suplentes:
12 – Sara Machado
15 – Filipa Galvão
22 – Inês Borges
18 – Andreia Silva
20 – Beta Caleja
5 – Solange Carvalhas

Advertisements

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: