Crónica Escola FC – SU 1.º Dezembro, por Diana Dias

No passado domingo, dia 24 de Janeiro, o 1.º Dezembro deslocou-se a Molelinhos para defrontar a equipa do Escola FC, no encontro que colocava frente-a-frente os dois primeiros classificados do Campeonato Nacional Feminino da 1.ª Divisão.

Como habitual, só a vitória interessava à equipa sintrense, ainda mais quando estava em jogo a possibilidade de aumentar a vantagem pontual face ao adversário mais directo na corrida pelo título.

Motivada pelo seu público, pela boa prestação que tem vindo a manifestar ao longo do campeonato e pela possibilidade de encurtar a distância face ao primeiro classificado, a equipa do Escola entrou bem no jogo, tentando pressionar a equipa do 1.º Dezembro na saída para o ataque. Esta pressão criou algumas dificuldades às visitantes no seu processo de organização ofensiva, com alguma dificuldade em manter a posse de bola e sobretudo em utilizar os corredores laterais como forma de criar perigo à equipa visitada.

Assim, verificou-se uma primeira parte disputada, sobretudo a meio-campo, sem grandes oportunidades de golo para nenhuma das equipas.

Após o intervalo, o 1.º Dezembro procurou corrigir alguns aspectos, nomeadamente em termos de manutenção e circulação da posse de bola, através de uma maior mobilidade das suas jogadoras com o objectivo de dar linhas de passe à portadora da bola. Estas pequenas correcções, aliadas a uma atitude de quem queria, claramente, vencer o jogo, levaram a que ao minuto 16 da segunda parte a equipa sintrense chegasse, efectivamente, ao golo. Este surge após a marcação de um livre na direita do ataque da equipa do 1.º Dezembro, com Tânia a finalizar.

Mantendo a mesma atitude, a equipa campeã nacional procurou aumentar a vantagem, o que viria de facto a acontecer ao minuto 26, através de Solange, que havia entrado minutos antes para o lugar de Beta. O golo resulta de uma recuperação de bola pelo 1.º Dezembro no meio-campo e de um passe em profundidade de Tânia para Solange, que finaliza.

            Ao minuto 45’ a árbitra Ana Brites assinala grande penalidade a favor da equipa do Escola, por mão na bola da jogadora da central sintrense, Inês Borges. A equipa local não desperdiçou a oportunidade, reduzindo para 1-2.

            Com este golo e com o forte apoio do seu público o Escola procurou nos minutos de compensação (4’) alterar o rumo do jogo, mas o 1.º Dezembro, mostrando a sua maturidade e experiência em campo, conseguiu circular a bola com segurança, não deixando o adversário chegar perto da baliza defendida por Carla Cristina.

 

Escola FC   1 – 2   SU 1.º Dezembro
14.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol Feminino
Domingo, 24 de Janeiro, 15 horas

Equipa titular:
1 – Carla Cristina (C)
2 – Sara Ribeiro
22 – Inês Borges
27 – Filipa Francisco
6 – Cátia Relíquias (Sofia Venâncio 63′)
28- Tânia Pinto
14 – Dolores Silva
9 – Carla Couto
19 – Joana Rosa
20 – Beta (Solange Carvalhas 63′)
10 – Lara (Carolina 72′)

Suplentes:
12 – Sara Machado
15 – Filipa Galvão
11 – Carolina Mendes
5 – Solange Carvalhas
18 – Andreia Silva
21- Filipa Patão
25 – Sofia Venâncio

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: