Crónica do Jogo 1.º Dezembro vs Cadima, por Diana Dias

Partida a contar para a 9ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol Feminino

No encontro referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional, o 1.º Dezembro fez alinhar de início as seguintes jogadoras: Telma Xavier (GR); Sara Ribeiro, Inês Borges, Filipa Patão, Cátia Relíquias; Dolores Silva, Sílvia Brunheira e Tânia Pinto; Andreia Silva, Beta e Carla Couto.

Num jogo com motivação extra para as jogadoras da casa, devido à cerimónia de entrega das faixas de Campeãs Nacionais 2008/2009, pretendia-se conciliar o principal objectivo estabelecido para todas as partidas – a vitória, com uma exibição bem conseguida.

Encontrando uma equipa preocupada essencialmente em garantir a sua coesão defensiva, apostando essencialmente no contra-ataque e em bolas paradas, o 1.º Dezembro dominou toda a primeira parte em termos de posse de bola, mas a verdade é que foram poucas as situações de perigo criadas pela equipa sintrense. Apesar da circulação de bola ter sido conseguida com alguma qualidade, esta foi realizada a um ritmo claramente inferior ao desejado, para além de ter sido notória alguma precipitação nos passes realizados no último terço do terreno de jogo. Um outro ponto que nada jogou a favor do 1.º Dezembro foi a ausência de um pressing alto por parte da equipa, que nos teria permitido ganhar a bola em zonas mais avançadas do terreno, o que nos tornaria mais perigosas para a equipa adversária.

Em termos de ocasiões de perigo, destaque para um bom cabeceamento de Tânia Pinto (que aparece sozinha ao 1.º poste), após canto marcado por Dolores Silva no lado direito do ataque da equipa do 1.º Dezembro, com a bola a passar não muito longe da baliza adversária. Perto do minuto 35’, Cátia Relíquias encontra Beta no corredor esquerdo, que cruza para a área onde Tânia Pinto, novamente de cabeça, encontra Inês Borges em zona frontal à baliza, mas o remate acaba por sair à figura da GR adversária.

Nos 10 minutos finais da 1.ª parte a equipa da casa esteve um pouco mais rematadora, mas acabou por ser o Cadima a beneficiar de uma boa ocasião, após marcação de um livre directo em que Telma Xavier realizou um boa intervenção, evitando o golo da equipa visitante.

Na segunda parte o jogo continuou a ter sentido único, com o 1.º Dezembro a mostrar-se um pouco mais pressionante, tentando corrigir alguns dos aspectos menos conseguidos no primeiro tempo.

No que diz respeito às substituições realizadas, Lara entrou para o lugar de Dolores, ao minuto 48’, Sofia Venâncio substituiu Andreia aos 60’ e Solange substituiu Sara Ribeiro, ao minuto 72.

Apesar do domínio claro da equipa da casa, o golo da vitória acabaria por surgir apenas a 15 minutos do final do jogo, por Sofia Venâncio, que apareceu ao primeiro poste para finalizar da melhor maneira um canto marcada na direita do ataque da equipa sintrense.

Antes do final do encontro, houve ainda um golo anulado a Tânia Pinto, tendo a árbitra considerado que a jogadora se encontrava em fora-de-jogo.

Para finalizar gostaria de deixar um pequeno comentário para todas as jogadoras. Sabendo que nas competições nacionais a pressão estará sempre do nosso lado, importa não deixar que essa pressão se torne no nosso principal obstáculo. Quem vos vê treinar sabe do que são capazes e não tem dúvidas de que, se jogarmos ao nível que treinamos as vitórias acabam por surgir naturalmente, assim como as boas exibições. Não se esqueçam que queremos sempre mais e melhor!

Por Diana Dias, Treinadora Adjunta do S.U. 1.º Dezembro

Nota: as imagens do jogo sergui-se-ão ainda hoje.

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: