“Mónica Jorge em Nyon” in FPF

Mónica Jorge, na companhia de Carlos Sacadura, representa o futebol feminino português na Suíça (©Francisco Paraíso/FPF)

Segunda-Feira, 30 Novembro 2009

O UEFA WOMEN’S EURO 2009™, realizado este Verão, mostrou o enorme desenvolvimento do futebol feminino, e o torneio é o ponto de partida para os debates da primeira edição da Conferência de Treinadores de Selecções Femininas da UEFA, em Nyon, entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro, que contará com a presença da equipa técnica lusa, formada por Mónica Jorge e Carlos Sacadura.

Conferência
Os treinadores de selecções femininas e directores-técnicos das 53 federações da UEFA foram convidados para a conferência, denominada “UEFA WOMEN’S EURO 2009™ and Beyond”. O objectivo deste evento é avaliar e analisar a fase final, que decorreu na Finlândia – onde a Alemanha conquistou o quinto título europeu consecutivo –, debater as actuais tendências e trocar informação e ideias sobre assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento técnico do futebol feminino de selecções.

Melhorias
“O futebol feminino tem vindo a melhorar e o aumento do número de equipas que participam na fase final possibilitou a muitas delas adquirirem a experiência de um torneio de selecções de topo”, disse Michel Platini, Presidente da UEFA, na sua mensagem dirigida à conferência. “A qualidade dos jogos foi elevada e muitos deles foram renhidos, proporcionando momentos de grande expectativa”.

Experiência
“O desenvolvimento do futebol feminino também se deve, em grande parte, à crescente melhoria nas qualificações dos treinadores um pouco por toda a Europa”, acrescentou. “Isso foi destacado quando Hope Powell [Inglaterra] e Silvia Neid [Alemanha], duas treinadoras muito experientes, disputaram a final, em Helsínquia”.

Agenda
Entre os tópicos da agenda estão o papel do seleccionador, uma análise da mentalidade necessária para desfrutar de sucesso ao mais alto nível no futebol feminino, arbitragem na fase final do EURO e um relatório sobre o grupo de estudo de lesões da UEFA no torneio. O relatório técnico do WOMEN’S EURO 2009™ também vai ser apresentado e os delegados vão ser convidados a debater o actual e o futuro desenvolvimento das competições femininas da UEFA.

©UEFA

in FPF

Advertisements

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: