Crónica de Simão Neto

 

Leixões   0 – 1   SU 1.º Dezembro

 

Antes de mais, queremos dedicar esta vitória ao Sr. Valentim (e desejar-lhe as rápidas melhoras), e à Filipa Francisco (que fez anos).

O campo de jogo era um campo pelado, apesar do Leixões ter campos relvados disponíveis para a realização do jogo. Mais uma vez, lamentamos termos jogado nestas condições, pois o Leixões tem uma excelente equipa muito jovem com muito potencial e margem de progressão.

O jogo foi realizado em condições climatéricas muito adversas, com muita chuva e com um campo muito empapado, não favorecendo em nada as nossas características de jogar um futebol de posse e de circulação de bola. No entanto, as nossas jogadoras foram inteligentes, souberam jogar feio e directo sempre que foi preciso. Em termos de entrega ao jogo não lhes podíamos pedir mais.

O jogo começou mal para nós pois nos primeiros minutos o Leixões entrou muito forte, a procurar um futebol directo e aproveitando a velocidade das suas avançadas. Por duas vezes, a nossa linha defensiva mostrou-se algo desconcentrada, permitindo situações de inferioridade e igualdade numérica no último terço do campo.

Nessa fase de jogo tenho de realçar duas defesas muito boas da Sara Machado, pois, se o Leixões marcasse nessa altura, o jogo tomava contornos muito diferentes e duvido que o conseguíssemos ganhar.

Depois disso, começámos a equilibrar o jogo e a empurrar o Leixões para o seu último terço através de um futebol directo. Ganhámos imensas segundas bolas devido ao bom posicionamento da equipa e fizemos um bom pressing alto. Nesta fase, poderíamos ter feito vários golos, mas, ora por excelentes defesas da guarda-redes do Leixões, ora porque as nossas avançadas rematavam em jeito e sem convicção, não concretizámos.

Nesta altura do jogo com uma maior variabilidade na nossa posse de bola, mudando mais de corredor de jogo, e com uma maior agressividade das médios interiores ao aproveitar os espaços em profundidade e entre linhas, poderíamos ter criado mais perigo.

Na 2.ª parte, o Leixões voltou a entrar mais forte mas nós conseguimos equilibrar, e tivemos um certo ascendente durante cerca de 15 minutos sem que, no entanto, conseguíssemos criar grande perigo pois estávamos a afunilar muito o jogo, a querer entrar no corredor central, ora em tabelas, ora com passes para as costas da defesa quando a defesa adversária estava a jogar num bloco baixo.

A partir das substituições acho que as jogadoras não perceberam bem o que nós queríamos com as mudanças tácticas e começaram a jogar um futebol de muita entrega, mas como não tinham rotinas tácticas destes sistemas em muitos momentos andaram um pouco perdidas, desorganizando-se facilmente. Em muitos momentos desequilibrámo-nos defensivamente e começou a ser um jogo de transições, pois nenhuma equipa conseguiu tomar conta do jogo.

Depois num lance aparentemente sem perigo, a Carla Couto inventou uma assistência para a Lara que apareceu ao 2.º poste para fazer o nosso golo e assim, conseguimos resolver um jogo que estava intrincado.

Tenho ainda que realçar a entrega de toda a equipa em especial da Carla Couto, porque nos últimos 10 minutos correu muito em termos defensivos fazendo algumas vezes até de defesa e ajudando a equipa nos momentos mais difíceis, numa atitude de verdadeira capitã.

Para finalizar, quero realçar que esta equipa tem que ser mais inteligente em vantagem, tem que guardar e circular melhor a bola, tem que aprender a ser mais calma, a sofrer menos em momentos difíceis e a manter sempre a organização táctica. Ainda temos bastante a melhorar, mas já conseguimos o mais difícil, ter jogadoras esforçadas, que dão tudo dentro do campo e que lutam bravamente até ao fim, para ganhar 3 pontos.

Como toda a gente sabe, os campeonatos não se ganham só com qualidade, mas com esforço, sacrifício e luta, acreditando sempre nas nossas capacidades. Assim, penso que no Domingo demos mais um pequeno passo rumo ao nosso grande objectivo de ser campeãs nacionais pois, é nos momentos difíceis que se vêem os campeões.

Advertisements

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: