Final da Taça de Portugal… a meio da época?

A Taça de Portugal 09 / 10 será disputada a 6 jornadas no final do Campeonato Nacional

o SU 1.º Dezembro venceu esta competição em 2007

Tal como escrevemos aqui ontem, o calendário oficial das provas femininas já foi divulgado. Após consulta do documento oficial lançado pela Federação Portuguesa de Futebol, a primeira novidade a saltar à vista é a seguinte: a final da Taça de Portugal feminina será disputada a 10 de Abril, quando ainda faltarem dois meses para terminar os campeonatos nacionais da I e II Divisões.

Na época passada, a final foi disputada no dia 4 de Abril no Parque de Jogos de Cucujães. Portanto, sensivelmente na mesma data que esta época. A diferença está no ‘timing’ das restantes competições. Enquanto que, na época passada (tal como na anterior e na anterior a essa…), a final da Taça foi o último jogo do ano, a fechar todas as competições nacionais, esta época o jogo acontecerá a meio da época, a meio das outras competições. Isto é, depois da final da Taça de Portugal ainda haverá mais seis jornadas na fase de Apuramento do Campeão da I Divisão; mais 10 jornadas na fase de Permanências e Descidas da I Divisão; e mais oito jornadas da II Divisão.

Apresentado o cenário, coloca-se a questão: será que esta situação dignifica a Taça de Portugal feminina? As jogadoras do Escola e do Boavista talvez sejam as pessoas indicadas para responder, tal como as restantes finalistas dos outros anos. É que a final da Taça é, como todos sabemos, uma ocasião de grande mística e alegria. Não o é apenas no masculino, mas também no feminino. É nesta final que se juntam as várias atletas de várias equipas para assistir ao que é talvez o jogo mais importante da época para as colegas que vão entrar em campo. É nesta final que se joga o culminar de uma época, que tanto pode ser em grande – como aconteceu com o Escola – ou não. É nesta final que se junta, muito provavelmente, o maior número de pessoas a assistir a um jogo de futebol feminino em Portugal. E querem que este jogo, tão importante para nós, seja disputado num fim-de-semana como os outros, a meio dos campeonatos?

Só uma hipótese, talvez certa, talvez errada, poderia explicar esta situação. É que, abaixo do calendário oficial divulgado pela FPF, pode ler-se a seguinte nota: “A Final da Taça de Portugal será realizada no Distrito de Lisboa em local a indicar oportunamente.”

Perante esta nota, será que é possível conjecturar que a final da Taça de Portugal feminina será – finalmente – disputada no Jamor, ao mesmo tempo que o Inter-associações sub-17? Esta é uma questão que tem vindo a ser falada ao longo das últimas épocas e que gera o consenso de (quase) todos, em princípio, portanto será que é desta? No ano passado falou-se dessa situação, como escreveu Maria João Xavier, ex-internacional AA portuguesa.

Quiçá, se esta mudança finalmente se verificar, ficaremos com um sabor meio amargo na boca, visto que a final será sempre um jogo a meio da época, entre os muitos outros. Já não será o culminar de uma época desportiva. É difícil conceber a tal ‘festa da Taça‘ desta maneira, mas talvez esta seja apenas uma visão demasiado romântica e idealizada de uma competição. Por isso, aceitam-se as vossas opiniões, concordantes ou não.

 

in futebolbenficafeminino.blogspot.com

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: