Sem sombra de dúvidas

Edite Fernandes marcou o tento solitário da partida (©FPFFrancisco Paraíso)

Edite Fernandes marcou o tento solitário da partida (©FPFFrancisco Paraíso)

Terça-Feira , 25 Agosto 2009

Um golo de Edite Fernandes, aos 84 minutos, selou o triunfo da Selecção Nacional Femina “A” diante da Eslováquia, no primeiro jogo da época 2009/2010. A vitória tangencial da Equipa das Quinas só peca por escassa, tal foi o domínio exercido pela nossa Selecção, que prepara a participação nos jogos do Grupo 7 de apuramento para o Campeonato do Mundo Alemanha-2011.
 
Com a Eslováquia a jogar a favor do vento durante o primeiro período, Portugal sentiu, nos minutos iniciais, algumas dificuldades na construção de jogo. Ainda assim, o conjunto orientado por Mónica Jorge nunca esteve sob o domínio das eslovacas e, passado o período de adaptação ao forte vento que se fez sentir no Barreiro, acabou por controlar os ritmos da partida.
 
Com boas combinações ofensivas – através do “tridente” Ana Borges – Edite – Carla Couto –, a nossa Selecção conseguiu chegar com frequência ao último terço defensivo da formação de Leste. No entanto, em boa verdade, foram poucas as ocasiões criadas. O primeiro lance de verdadeiro perigo surgiu aos 24 minutos, através da irrequieta Ana Borges, que se isolou na direita e, na cara da guardiã eslovaca, preferiu o passe para Edite, em vez do remate. O lance acabou por se perder na linha de fundo, depois do corte de Lenka Mraviková.
 
Três minutos depois, a mesma Ana Borges, desta vez na esquerda, encontrou espaço para furar a malha defensiva adversária, mas o seu remate cruzado foi defendido com segurança por Maria Korenciova.
 
No momento mais interessante do primeiro período surgiu a única oportunidade de golo da Eslováquia, com Dana Fecková, na transformação de um livre directo, a fazer a bola passar perto do poste esquerdo à guarda de Jamila Marreiros.
 
Antes do final da etapa inicial, houve ainda tempo para a expulsão de Hana Meszárosová que, num espaço de quatro minutos, viu dois cartões amarelos, fruto de outras tantas entradas muito duras sobre Ana Borges.
 
Justiça chegou na segunda parte
 
Portugal entrou de forma ainda mais determinada no segundo período e, logo aos 47 minutos, criou uma grande ocasião para se adiantar no marcador, com Edite Fernandes a fugir à marcação e a obrigar a guardião eslovaca a uma grande intervenção.
 
As oportunidades de golo foram-se sucedendo na baliza da Eslováquia a um ritmo alucinante: Edite (52’ e 58’), Carla Couto (53’ e 55’) e Cláudia Neto (58’), esta última a fazer a bola esbarrar na barra, pontuaram o melhor momento da nossa Selecção no encontro.
 
E acabou por ser já sob o apito final do jogo que Portugal se colocou em vantagem, numa jogada rápida pela direita, em que Carla Couto cruzou para o coração da área, onde apareceu Edite Fernandes a encostar para a baliza. Justiça tardia, mas que premiou o esforço da nossa Selecção que nunca desistiu de lutar pela vitória.
 
 
Ficha do Jogo
Jogo de preparação para a fase de qualificação para o Euro-2011.
Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro.
Ao intervalo: Portugal 0-0 Eslováquia.
Resultado final: Portugal 1-0 Eslováquia.
Árbitra: Maria Manuela Oliveira.
Árbitros Assistentes: Diamantino Guerreiro e Gonçalo Bralio.
4º Árbitro: Hugo Cardoso.
 
PORTUGAL: Jamila Marreiros, Lissette Brandão (Joana Pavão, 84’), Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo, Sónia Matias, Sílvia Brunheira, Paula Cristina (cap.) (Joana Carvalho, 45’), Sofia Vieira (Cláudia Neto, 45’), Ana Borges (Mónica Gonçalves, 84’), Edite Fernandes e Carla Couto.
Suplentes não utilizadas: Telma Xavier, Liliana Martins, Sara Santos, Carolina Mendes e Inês Borges.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Edite Fernandes (85’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Sónia Matias (90’).
 
ESLOVÁQUIA: Maria Korenciova, Maria Zubková (Katarina Pracková, 69’), Lenka Mraviková, Eva Kolenová (cap.), Hana Meszárosová, Lucia Ondrusová, Andrea Budosová (Andrea Komáriková, 76’), Veronika Klechová, Ivana Bodjova (Veronika Saraboková, 62’), Dana Fecková e Viera Kraliková.
Suplentes não utilizadas: Lenka Gazdiková, Lucia Harsanyová, Sandra Biróova e Dominika Skorvankova.
Treinador: Pakusza Zsolt.
Golos: Nada a assinalar.

Disciplina: Cartão amarelo exibido a Hana Meszárosová (37’ e 41’). Cartão vermelho exibido a Hana Meszárosová (41’).

in FPF

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: