IV Torneio de Futebol Feminino U.D. Ponte Frielas – Torneio Mónica Jorge

Imagens Fase de Grupos

Imagens Fase de Grupos

Grupo A: U.D. Ponte Frielas, Beira-Mar de Almada e Escola de Setúbal

Grupo B: S.U. 1º de Dezembro, Odivelas F.C. e Grupo Desportivo da Mealhada

Jogos e Resultados – Fase de Grupos

Ponte Frielas 0 – 3 Beira-Mar

Odivelas 0 – 2 1.º Dezembro

Setúbal 1 – 0 Ponte Frielas

Mealhada 0 – 0 Odivelas

Beira-Mar 0 – 0 Setúbal

1.º Dezembro 3 – 0 Mealhada

Odivelas 0 – 2 1.º Dezembro

Na primeira partida contra o Odivelas F.C. o 1.º Dezembro alinhou  da seguinte forma: Carla Cristina, Inês Quintanilha, Inês Borges, Filipa Patão, Cátia Relíquias, Andreia Silva, Helga Portugal, Sílvia Brunheira, Dolores Silva, Carla Couto e Tânia Pinto.

Muito sucintamente, podemos referir que foi uma partida muito bem disputada. O 1.º Dezembro, sem estar a jogar bem por força do espaço deixado entre linhas, dominou o jogo, tendo criado algumas oportunidades de golo anuladas pela jovem guarda-redes de Odivelas (Internacional Sub-19), Patrícia Morais. O primeiro golo surge no início dos 2º 25 minutos, através de cabeceamento de Andreia Silva. A partir daqui o 1.º Dezembro conseguiu soltar-se, começando a impor o seu futebol com maior tranquilidade, tendo mais posse de bola e fazendo uma circulação mais eficaz. Não foi, portanto, com surpresa que o 2º golo foi alcançado. Após a infelicidade de uma mão na bola de uma jogadora de Odivelas, Carla Couto aumenta o marcador através da cobrança de grande penalidade.

1.º Dezembro 3 – 0 Mealhada

Na partida contra a equipa nortenha de Coimbra, o 1.º Dezembro alinhou da seguinte forma: Carla Cristina, Sara Ribeiro, Filipa Francisco, Sofia Pinheiro, Flávia Santos, Sofia Venâncio, Joana Rosa, Filipa Galvão, Solange Carvalhas, Raquel Silva e Lara Matos.

A equipa que entrou em campo no segundo jogo estava recheada de caras novas. Não se pense, contudo, que foi um jogo menos conseguido por parte da equipa sintrense, prova disso são os golos: todos marcados por jogadoras pela primeira vez a jogar de quinas ao peito. A equipa entrou muito bem na partida, tendo conseguido marcar nos minutos iniciais por intermédio de Sofia Venâncio que, com a sua rapidez, consegue isolar-se  sobre o lado direito, entrando  na área para rematar cruzado e sem hipótese para a guarda-redes do Mealhada. O 2º tento surge por intermédio de Lara que se desmarca, no limite do fora de jogo, entre as centrais nortenhas, disferindo um remate forte e colocado. Por fim, Filipa Galvão faz jus à sua técnica de passe/remate, marcando um grande golo à entrada da área.

Não podemos deixar de dar os parabéns às novas jogadoras do 1.º Dezembro. Convosco a nossa equipa está seguramente mais forte!

 

Imagens das Meias-finais e dos Jogos de apuramento da classificação final

Imagens das Meias-finais e dos Jogos de apuramento da classificação final

Jogos e Resultados – Meias Finais

1.º Dezembro 3 – 0 Setúbal

Odivelas 4 – 2 Beira-Mar

1.º Dezembro 3 – 0 Setúbal 1

Na partida das meias-finais contra o Escola de Setúbal, o 1.º Dezembro alinhou da seguinte forma: Carla Cristina, Sofia Venâncio, Inês Borges, Filipa Patão, Cátia Relíquias, Andreia Silva, Helga Portugal, Tânia Pinto, Carla Couto e Filipa Galvão.

O jogo não começou bem para o 1.º Dezembro. Nos minutos iniciais, Inês Borges é surpreendida pela possante avançada de Setúbal, que se isola frente a Carla Cristina e disfere um remate “à futsal” (na passada e de “bico”), surpreendendo a nossa guardiã. Continuávamos tranquilas, se bem que com o orgulho ferido, uma vez que o Setúbal (independentemente da qualidade das suas jogadoras) é uma equipa de uma modalidade diferente: o Futsal. Ainda não tinham passado cinco minutos quando Andreia remata à entrada da área com o seu pior pé e repõe a igualdade. Aos 17 minutos Solange marca o 2º: depois de uma jogada bem conduzida pelo lado esquerdo e de uma diagonal para o meio, a jovem extremo disfere um grande remate. Já na segunda parte, aos 18 minutos, é também por intermédio de Solange que surge o resultado final, depois de aparecer ao segundo poste a finalizar de primeira após um grande cruzamento de Sofia Venâncio.

Jogos e Resultados – Classificações Finais

5º e 6º Lugares: Ponte Frielas 2 – 1 Mealhada

3º e 4º Lugares: Setúbal 3 – 2 (Marcação de Grandes Penalidades) Beira-Mar

1º e 2º Lugares: 1.º Dezembro 3 – 2 (Marcação de Grandes Penalidades) Odivelas.

1.º Dezembro 3 -2 Odivelas

Na última partida do Torneio, a Final com as mesmas equipas do primeiro jogo do grupo B, alinharam de início as seguintes jogadoras: Carla Cristina, Inês Quintanilha, Filipa Francisco, Sofia Pinheiro, Sara Ribeiro, Joana Rosa, Sílvia Brunheira, Dolores Silva, Flávia Santos, Raquel Silva e Lara Matos.

O dia já ia longo e os atrasos também. Odivelas e 1º Dezembro entraram em campo já depois das 21 horas, tendo sido previsto acontecer às 19 horas. No entanto, a vontade e entusiasmo eram evidentes. As bancadas bem compostas por resistentes fans de Futebol Feminino aqueciam o ambiente. O 1.º Dezembro entrou dominador e confiante, muito embora o Odivelas não nos facilitasse a a tarefa de trazer o troféu para Sintra. Enquanto a equipa lisboeta criava perigo através de lances de bola parada – tendo um canto marcado por Amélia na primeira parte, e um livre, marcado por Susana Marques, à entrada da área no segundo tempo, sido os lances de maior perigo – o 1.º Dezembro tentava chegar à baliza adversária através de circulação e de maior posse de bola. O resultado não se alteraria, contudo, até ao final dos 50 minutos regulamentares. Na marcação das grandes penalidades a equipa sintrense foi mais feliz, tendo concretizado os três penalties (Carla Couto, Tânia Pinto e Carla Cristina), por oposição aos dois conseguidos pelo Odivelas.

Entrega de Prémios

Na entrega de prémios o troféu de Equipa Fair-Play coube ao organizador do Torneio, o Ponte Frielas  Beira-Mar de Almada, o prémio de Melhor Jogadora coube a Susana Dias do Odivelas Futebol Clube e o de Melhor Guarda-Redes à grande capitã Carla Cristina. Carla, reconhecendo e apoiando o desempenho de Jamila Marreiros (jovem guarda-redes da Selecção Nacional A e jogadora da equipa de Futsal do Escola de Setúbal), ter-lhe-á oferecido o troféu. Foi um gesto que nos orgulhou e comoveu! Parabéns Jamila!

Note-se que entre os elementos do Júri estavam personalidades conhecidas do Futebol Feminino: a própria Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, Adelaide Almeida (ex-internacional A e ex-treinadora do C.F. Benfica e do Odivelas F.C.) e Edite Fernandes e Sónia Matias (internacionais e profissionais de Futebol em Espanha).

Terminamos agradecendo o convite da U.D. Ponte Frielas e desejando que mais Torneios possam ser organizados pelo Clube de Loures.

Parte da equipa do 1.º Dezembro num momento de descontracção

Parte da equipa do 1.º Dezembro num momento de descontracção

Parabéns 1.º Dezembro! Parabéns Professor Nuno Cristóvão, Professor Simão, Helena Bento e Diana Dias pela primeira conquista enquanto Equipa Técnica do S.U. 1º Dezembro

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: