“Arranque rumo a Madrid”

«O primeiro sorteio da história da nova UEFA Champions League Feminina vai decorrer pelas 10h15 (de Portugal Continental) desta quarta-feira, no quartel-general da UEFA, em Nyon, na Suíça, e vai ditar o destino das 28 equipas que entrarão em prova na fase de qualificação, entre as quais se encontra o 1º de Dezembro, campeão de Portugal.

O Bayern será uma das equipas a estrear-se na UEFA Champions League Feminina (© UEFA)

O Bayern será uma das equipas a estrear-se na UEFA Champions League Feminina (© UEFA)

Categorias
Substituta da Taça UEFA Feminina, que foi pela primeira vez disputada em 2001/02, esta nova competição contará com a presença dos segundos classificados das oito Ligas nacionais mais cotadas, todos eles em acção na fase de qualificação. As 28 equipas foram divididas em quatro categorias de cabeças-de-série, tendo por base o respectivo coeficiente e cada um dos sete grupos terá uma equipa de cada categoria. O 1º de Dezembro encontra-se colocado entre os segundos cabeças-de-série.

Anfitriões
No lote de primeiros cabeças-de-série estão sete das oito equipas que entram em prova na qualidade de segundos classificados dos seus campeonatos, com destaque para Brøndby IF e Montpellier Hérault SCos, antigos semifinalistas da Taça UEFA Feminina, e ainda para o Linköpings FC, estreante nestas andanças europeias. Sete clubes foram, ainda, escolhidos como anfitriões destes mini-torneios da fase de qualificação, pelo que não poderão ser sorteados juntos, embora continuem a ser colocados nos grupos de acordo com o seu ranking. São eles Brøndby, Linköpings, ŽNK KRKA (Eslovénia), Gintra Universitetas (campeão da Lituânia), WFC Osijek (Croácia), ZFK Tikvesanka (ARJ da Macedónia) e o Apollon Limassol (Chipre).

(© UEFA)

(© UEFA)

Antigos vencedores
Todos os mini-torneios da fase de qualificação serão disputados entre 30 de Julho e 4 de Agosto, ficando os sete vencedores dos respectivos agrupamentos apurados para os 16 avos-de-final, onde se juntarão às equipas já directamente apuradas para essa fase da prova, entre elas a vencedora da última edição da Taça UEFA Feminina, o FCR 2001 Duisburg, e outras antigas campeãs europeias como o Umeå IK, o 1. FFC Turbine Potsdam e o Arsenal LFC. A partir desta fase da prova a competição consistirá em eliminatórias a duas mãos, estando os sorteios dos 16 avos-de-final e oitavos-de-final agendados para as 11h00 do dia 14 de Agosto.

Final em Madrid
Numa outra inovação introduzida esta época, a final da prova será decidida em apenas um jogo, disputado quatro dias antes da final masculina da UEFA Champions League, na mesma cidade, ou seja, a 20 de Maio, em Madrid. Para o calendário completo da temporada e uma explicação do formato, por favor clique aqui

in pt.uefa.com

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: