Campeonato Europeu Feminino de Sub-17 encorajará mais raparigas a praticarem futebol

O Estádio Colovray, em Nyon, vai receber os jogos da fase final do Europeu Feminino de Sub-17 (©empics)

O Estádio Colovray, em Nyon, vai receber os jogos da fase final do Europeu Feminino de Sub-17 (©empics)

A contagem decrescente para a fase final do Campeonato Europeu Feminino de Sub-17, em Nyon, na Suíça, prossegue a bom ritmo, e os organizadores mostram-se confiantes de que não só constituirá um sucesso a nível de público, como encorajará os mais jovens, em especial as raparigas, a praticarem futebol.

Palco montado
A fase final terá lugar junto à sede da UEFA, no Estádio Colovray, em Nyon, entre 22 de 25 de Junho, com a presença de quatro selecções – França, Alemanha, Noruega e Espanha – na luta pela conquista do título. O médio internacional suíço Reto Ziegler, natural da região e campeão da Europa de Sub-17 pela Suíça em 2002, que actualmente actua na Seria A italiana, na UC Sampdoria, é o embaixador do torneio.

Segunda edição
Nyon recebeu a primeira edição da fase final do Campeonato Europeu Feminino de Sub-17, da qual a Alemanha saiu vencedora, após bater a França na final. Para chegarem até aqui, as quatro selecções finalistas desta época, tiveram de ultrapassar duas fases de qualificação, nas quais participaram 40 países.

Área do Lago Genebra
Os objectivos do torneio passam por promover o futebol feminino na Europa, em particular na região do Lago Genebra, no Oeste da Suíça, onde se disputa esta fase final. Na organização do torneio estão incluídos parceiros regionais, desde comerciais a escolas e autoridades locais.

Entrada livre
A entrada para os jogos será gratuita para os espectadores. “Pretendemos mobilizar a população local, atrair o maior número de espectadores e possibilitar que saiam satisfeitos com o espectáculo a que assistiram”, afirmou Claudio Negroni, responsável pelo desenvolvimento de competições da UEFA. As equipas vão ficar alojadas em hotéis locais e treinar-se-ão nas instalações cedidas pelos clubes da região.

Forte interesse local
A promoção do evento está a ser levada a cabo nas escolas primárias e secundárias do cantão suíço de Vaud, nos clubes de futebol locais, municípios e postos de turismo junto à fronteira com França e aos consulados das quatro selecções finalistas. “Duas mil pessoas já reservaram o seu lugar para assistir aos jogos, pelo que contamos ultrapassar os números da temporada passada, em que estivemos perto dos três mil espectadores”. Existirão oito patrocinadores oficiais, mais quatro do que no último ano. A nível dos media, dois parceiros da imprensa e rádio locais fornecerão uma extensa cobertura da prova, e a Europsport transmitirá o jogo de atribuição do terceiro lugar e a final para mais de 115 milhões de lares.

Oportunidade para os jovens das escolas
Nos jogos de 22 e 25 de Junho serão entregues “t-shirts” e bebidas para todos os espectadores, enquanto centenas de jovens das escolas terão a oportunidade de visitar a sede da UEFA no dia da final, 25 de Junho, onde assistirão ainda a uma apresentação sobre o órgão máximo do futebol europeu e poderão ser fotografados junto aos mais prestigiados troféus da Europa. A WWF, parceira de responsabilidade social da UEFA para a área do ambiente, vai ter em exibição uma exposição no dia da final. A UEFA vai ainda juntar-se às associações de futebol dos cantões de Genebra e Vaud na realização de sessões técnicas e mini-jogos, com a participação da selecção suíça de Sub-17.

Ziegler acompanha prova
O embaixador do torneio, Ziegler, representou equipas da região de Nyon antes de partir para uma carreira internacional na qual, após o sucesso no Europeu de Sub-17, o viu capitanear a selecção de Sub-21 da Suíça antes de chegar à selecção principal, pela qual se estreou a marcar diante da Finlândia, em Novembro do último ano. A nível de clubes, Ziegler, de 23 anos, brilha agora nos relvados italianos, depois de ter representado já o Tottenham Hotspur FC e o Wigan Athletic FC em Inglaterra, e o Hamburger SV, na Alemanha.

Futebol técnico
“No futebol feminino o jogo desenvolveu-se muito técnica e tacticamente – têm-se visto progressos consideráveis nos últimos anos”, afirmou. “Os espectadores que forem aos jogos irão certamente assistir a bons espectáculos de futebol. Estou muito satisfeito por poder assistir e promover os encontros [em Nyon], e espero que o torneio ajude a atrair mais jovens e mais espectadores para o futebol”.

Bilhetes grátis
Ainda existem bilhetes disponíveis para os clubes e escolas. Podem, através do endereço de e-mail stephanie.tetaz@uefa.ch, requerer os ingressos mencionando o número de bilhetes pretendido e os detalhes de contacto da pessoa responsável.

Clique aqui para obter mais detalhes sobre a fase final. (em inglês)

In uefa.com

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: