Gatões vai voltar a ter equipa feminina

É com imenso agrado que saudamos o regresso de um dos históricos da modalidade, em Portugal.

Como Maria João Xavier refere na entrevista que concedeu ao odivelas.wordpress.com, o Gatões contribuiu muito para a competitividade dos campeonatos que disputou.

Qualquer pessoa que tenha acompanhado o percurso do 1.º Dezembro, lembrar-se-á, com certeza, do respeito e, ao mesmo tempo, enorme rivalidade entre os dois clubes. Estes factores aliados à inegável qualidade presente em ambas as formações, levava público e emoção às bancadas sintrenses e matosinhenses.

Aliás, o primeiro campeonato conquistado pelas actuais campeãs nacionais foi decidido, exactamente, no campo deste clube, num jogo de nervos e raça, digno, sem dúvida, de grandes palcos.

Desejamos voltar a ver o Gatões de volta aos grandes jogos e a contribuir para o aumento do nível do futebol feminino nacional.

 

Gatões de regresso ao futebol feminino pela mão de Alfredina Silva (fotografia da época 2000/2001)

Gatões de regresso ao futebol feminino pela mão de Alfredina Silva (fotografia da época 2000/2001)

O Gatões vai regressar ao futebol feminino português pela mão de Alfredina Silva (ex-treinadora do Várzea). A equipa de Matosinhos tinha abandonado a modalidade no final da época de 2002/2003, depois de ter conquistado o título de campeã nacional em três ocasiões: 1997/1998, 1998/1999 e 2000/2001.

Em 2003/2004, foi o Várzea, precisamente através de Alfredina Silva, que ocupou o “lugar” do Gatões, mas, agora, esse lugar será retomado, ainda que na II Divisão Nacional. Visto que os novos regulamentos já permitem a entrada directa de novas equipas na II Divisão, o Gatões não terá de disputar o antigo distrital.

O Odivelas.wordpress.com tentou falar com Alfredina Silva sobre o regresso do Gatões, mas tal (ainda) não foi possível. Fica a promessa que a conversa ficará para breve. No entanto, falámos com uma antiga jogadora do Gatões, que estava no clube quando a equipa foi campeã pela última vez: Maria João Xavier. Aqui fica o que antiga jogadora teve a dizer:

«Diria que o Gatões foi a equipa que acabou com a hegemonia do Boavista. A Alfredina [Silva] já tinha ganho um campeonato com o Lobão, interrompendo a senda vitoriosa do Boavista [em 95/96]. Nessa altura, começava o 1.º Dezembro a intrometer-se na luta até ao fim pela conquista do campeonato nacional.
A equipa do Lobão acabou por transitar quase na totalidade para o Gatões, onde então sim, acabou com o domínio boavisteiro e passou a luta a ser com o 1.º Dezembro. O Gatões conquista dois campeonatos [97/98 e 98/99] e pelo meio o 1.º Dezembro conquista, finalmente, o seu primeiro campeonato (morria sempre na praia) [99/00]. No ano seguinte, o Gatões recupera o título. Isto foi em 2000/2001. Desde a época seguinte, é o domínio que se assiste do 1.º Dezembro. O Gatões andava sempre na luta, mas na verdade nos anos seguintes até ter encerrado a equipa, o 1.º Dezembro nunca mais deu hipóteses a ninguém, o que também faz falta ao nosso campeonato.

Assim, a reactivação da equipa de futebol feminino do Gatões FC é uma excelente notícia para todos os adeptos da modalidade.

Os habitantes do lugar de Gatões, em Matosinhos foram sempre ferverosos adeptos da sua equipa, acompanhando-a para todo lado e fazendo dos jogos uma enorme alegria, sempre com casa cheia. Fazem falta equipas com esta capacidade de mobilizar pessoas para o futebol feminino.
Ainda que tenha que retomar a actividade na segunda divisão, a sua ascensão será rápida pois vontade e qualidade para retomar um projecto de sucesso é o que não falta aos obreiros(as) deste regresso.»
 
In odivelas.wordpress.com
Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: