“Women’s Champions League pronta para começar”

A vitória do FCR Duisburg na última edição da UEFA Women’s Cup, sexta-feira, garantiu-lhes presença na nova UEFA Women’s Champions League, cuja primeira edição se jogará já na época 2009/10.

Perfil Superior

Ao substituir a UEFA Women’s Cup, que existe desde 2001/02,  o novo formaro de competição vem mostrar os melhores clubes de futebol feminino do continente europeu, com mais actores de topo e uma final a um único jogo, a ser jogada dois dias antes da final masculina da UEFA Champions League e na mesma cidade. Pela primeira vez, as melhores oito federações cotadas no ranking UEFA poderão participar na prova com dois clubes: o campeão nacional 08/09 e o segundo classificado.

Participações extra

Os oito melhores classificados 2009/10, contagem a partir de resultados obtidos em UEFA Women’s Cups entre 2003/04 e 2007/08, são: Alemanha, Suécia, Inglaterra, França Dinamarca, Rússia, Noruega e Itália. Os outros países e respectivos clubes participarão com os seus campeões. O Duisburg garante a participação na Champions por  ser o campeão 08/09 e, caso termine em terceiro lugar na Frauen-Bundesliga, a Alemanha terá direito a participar com três clubes. Por sua vez, o Zvezda, equanto clube campeão nacional da Rússia,  também terá acesso directo, enquanto que o clube russo a jogar a pré-eliminatória sera o WFC Rossiyanka. O bicampeão da UEFA Women’s Cup Umeå IK irá representar a Suécia conjuntamente com o estreante Linköpings FC.  O campeoão europeu de 2007, Arsenal LFC  e o Everton LFC representarão a Inglaterra, enquanto o Olympique Lyonnais representará a França.

O novo formato consagra:

• Os oito melhores classificados no ranking UEFA e campeões das restantes federações vão competir na ronda de qualificação, que consiste num número de mini-torneios entre quatro equipas. Quantas equipas começam na ronda de qualificação, bem como o número de grupos, será determinado pela quantidade de entradas na prova.

• Os detentores do título e os campeões com melhor ranking irão juntar-se às equipas que se apuraram nas pré-eliminatórias apenas na “Round of 32”. A partir daqui, os jogos serão de formato simples: eliminatória a duas mãos. As pré-eliminatórias jogar-se-ão em Agosto enquanto que os jogos a duas mão começarão no Outono.

• A final jogar-se-á na mesma cidade da final da UEFA Champions League masculina, dois dias antes dessa partida. A final de 2010 final está marcada para 20 May 2010 em Madrid (Londres em 2011 e Munique em 2012).

in uefa.com, com tradução nossa

Calendário da 1ª Women's Champions League

Calendário da 1ª Women's Champions League

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: