Luso-francesa jogadora da jornada, na WPS

Sónia Bompastor, Whasington Freedom com Franciele, Saint Louis Athletica

Sónia Bompastor, Whasington Freedom, com Franciele, Saint Louis Athletica

Estávamos no Verão de 2005 quando Sintra acolheu, pela primeira vez, a 1ª eliminatória (fase de grupos) da UEFA Women’s Cup onde participaria a S.U. 1.º de Dezembro, ao comando da Professora Graça Simões (ex-Seleccionadora Nacional AA).

Foi um torneio memorável a todos os níveis! Coincidiu com uma grande participação do 1.º Dezembro na prova rainha do Futebol feminino (de clubes) e com uma organização fantástica.

Estivemos quase, quase. Aos 80 minutos, contra o Montpellier, ainda assegurávamos a passagem inédita à 2ª eliminatória da prova, uma vez que o zero a zero e a diferença de golos o garantia à S.U. 1º Dezembro.

Nomes como Carla Cristina, Edite Fernandes, Rita Carneiro, Sónia Matias, Adilia, Carla Couto, Tânia Pinto, Helga Portugal, Cátia Reis, Inês Borges, Beta Caleja, Eloisa, Cátia Relíquias, Sónia Barreira, Inês Quintanilha, Patrícia Gouveia, Susana Lorido ou Eunice Oliveira, faziam daquela uma das equipas com maior sucesso que o 1.º Dezembro já conheceu.

Mas falhámos. Diante de nós estava o Montpellier de Sónia Bompastor. Bompastor era a capitã, a jogadora mais importante da equipa, sem dúvida. A luso-francesa é também internacional AA pela França. Bompastor teve a sorte de ter tido mais e melhores oportunidades para mostrar a qualidade do seu futebol. Hoje é profissional de futebol e joga na WPS.

Sónia Bompastor foi eleita a melhor jogadora da última jornada (6ª semana) da WPS, depois de ter bisado na partida que opôs a sua equipa, Washington Freedom, à Saint Louis Athletica (3-3). Este prémio é concedido após votação de um painel de jornalistas composto por repórteres de Futebol (soccer).

Semana 1: Aya Miyama (Los Angeles Sol)
Semana 2: Marta (Los Angeles Sol)
Semana 3: Kelly Smith (Boston Breakers)
Semana 4: Aly Wagner (Los Angeles Sol)
Semana 5: Abby Wambach (Washington Freedom)
Semana 6: Sonia Bompastor (Washington Freedom)

Para ver o currículo de Bompastor, clicar aqui.

Nota: fizeram-nos recordar que Sónia falava muito bem a português e que os avós, residentes em Portugal, vieram vê-la jogar a Sintra.

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: