Vitória a fechar

Dolores Silva esteve incansável no meio-campo luso e foi uma das figuras do jogo (© FPF)

Dolores Silva esteve incansável no meio-campo luso e foi uma das figuras do jogo (© FPF)

 

Terça-Feira , 28 Abril 2009

A Selecção Nacional Feminina Sub-19 despediu-se, esta terça-feira, do mini-torneio de apuramento para o Europeu da categoria, Bielorrússia-2009, com uma vitória, por 2-1, diante do País de Gales, na derradeira jornada do Grupo 3. A França, que venceu esta tarde o Azerbaijão, por 2-0, carimbou o passaporte para o Euro.
 
No jogo que reuniu as duas formações que já estavam arredadas da discussão pela qualificação, lusas e galesas proporcionaram um espectáculo emotivo e movimentado em que Portugal esteve quase sempre “por cima” do seu adversário.
 
Particularmente activa durante o primeiro período, Carla Vanessa construiu e desperdiçou as primeiras ocasiões de golo da nossa Selecção. Aos 17minutos rematou de longe para defesa segura da guardiã do País de Gales e aos 25’ chegou ligeiramente atrasada ao remate cruzado de Ana Borges, não conseguindo fazer a emenda para as redes à guarda de Sophie Dando.
 
Por esta altura, Portugal dominava por completo o jogo. Mais forte a meio-campo, com a capitã Dolores Silva em plano de destaque, e tomando a iniciativa da partida, as comandadas de Mónica Jorge não deixavam espaço à reacção galesa, que só em tímidos contra-ataques ou situações de bola parada conseguiam entrar na discussão da partida.
 
Aos 38 minutos, Ana Borges conduziu um rápido lance de ataque, mas ao querer oferecer o golo a Laura Luís acabou por ver a defesa contrária, Alicia Powe, cortar para fora, naquela que foi a última ocasião antes do descanso.
 
 
Golos e emoção
O País de Gales voltou dos balneários com outra atitude. Parecendo mais interessadas em discutir o jogo pelo jogo, as galesas equilibraram nos minutos iniciais as operações e estiveram mais vezes no meio-campo defensivo luso.
 
No entanto, rapidamente a nossa Selecção voltou a chamar a si o controle do jogo. E tanto assim foi que, a recém-entrada Ariana Ruela, protagonizou a melhor ocasião de golo até então, ao rematar (63’) de fora da área à barra.
 
Este lance motivou ainda mais as nossas atletas que festejaram, 12 minutos depois, o merecido tento inaugural, precisamente através da dianteira lusa. Num lance idêntico, e após um bom trabalho individual, Ariana rematou cruzado, sem dar hipóteses de defesa a Sophie Dando. Estava feito o primeiro golo.
 
A vantagem lusa durou, no entanto, apenas seis minutos. No seguimento de um lance de bola parada – a única forma que as galesas encontraram para criar perigo – Cori Williams aproveitou da melhor forma um centro largo para a área portuguesa para restabelecer a injusta igualdade.
 
Até final, Portugal tudo tentou para chegar à vitória. Pressionado fortemente o adversário, a nossa Selecção viu recompensado o tremendo esforço com um grande golo de Bruna Morais que, de primeira, aproveitou um mau alívio das galesas.
 
Uma palavra final para o público da Mealhada que voltou a comparecer em grande número nas bancadas do Municipal Dr. Américo Couto, apoiando as nossas atletas do primeiro ao último minuto.
 
Clique aqui para verificar os resultados e classificação do Grupo 3 de apuramento para o Campeonato da Europa Bielorrússia-2009.
 
 
Ficha de Jogo
Mini-Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa Feminino Sub-19 Bielorrússia-2009.
Estádio Dr. Américo Couto, na Mealhada.
Árbitra: Hilal Tosun Ayer (Turquia).
Árbitras Assistentes: Sibel Yamac (Turquia) e Romina Santuari (Itália).
4ª Árbitra: Silvia Spinelli (Itália).
 
Portugal 2-1 País de Gales (0-0, ao intervalo).
 
PORTUGAL: Patrícia Morais, Mónica Mendes, Bruna Morais, Carole Costa, e Inês Cruz (Elsa Ventura, 51’), Sara Garcia, Tânia Domingos, Dolores Silva (cap.) e Carla Vanessa (Filipa Mendes, 82’); Ana Borges e Laura Luís (Ariana Ruela, 58’).
Suplentes não utilizadas: Eugénia Moniz, Regina Pereira, Maria João e Anita.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Ariana Ruela (75’) e Bruna Morais (93’).
Disciplina: Nada a assinalar.
 
PAÍS DE GALES: Sophie Dando, Annie Pritchard, Alicia Powe, Jasmin Dutton e Sharla Passariello; Rachel Cullen (cap.), Eleanor Davies, Emily Brown (Lyndsay Davies, 71’) e Sophie Ingle; Emma Plewa e Mikaela Welford (Cori Williams, 56’).
Suplentes não utilizadas: Yvette Churlchill, Nia Jones, Sara Hilton e Yasmin Leung.
Treinador: Andrew Battie.
Golos: Cori Williams (81’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Sharla Passariello (87’).

Fonte: FPF

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: