UEFA Women’s Cup 2009-2010

Na época passada, o 1. FFC Frankfurt, da Alemanha, venceu a Taça UEFA Feminina pela terceira vez, perante 27,640 espectadores (©UEFA)

Na época passada, o 1. FFC Frankfurt, da Alemanha, venceu a Taça UEFA Feminina pela terceira vez, perante 27,640 espectadores (©UEFA)

“Champions League feminina arranca em 2009”

«A UEFA Champions League Feminina arranca na temporada 2009/10 e terá mais participantes e a final disputada num só encontro.

Alterações
As alterações à existente Taça UEFA Feminina, incluindo um novo nome, tiveram luz verde do Comité Executivo da UEFA esta quinta-feira, em Nyon. Criada na época 2001/02, a competição desenrola-se actualmente em dois grupos de qualificação, nos quais participam os campeões de cada país, seguindo-se uma fase a eliminar, dos quartos-de-final em diante, em rondas disputadas a duas mãos.

Jogos adicionais em casa
Com este novo formato, a UEFA Champions League Feminina vai incluir apenas a realização de um mini-torneio, englobando pela primeira vez os segundos classificados dos oito países melhor posicionados no ranking, com as equipas saídas da fase de qualificação a juntarem-se aos cabeças-de-série nos 16 avos-de-final. A partir dessa fase, a UEFA Champions League Feminina passa a ser jogada a duas mãos, dando mais oportunidades aos clubes de jogar em casa.

Final
A outra principal inovação consiste na substituição da final a duas mãos por um único desafio, a ter lugar dois dias antes da final da UEFA Champions League masculina e na mesma cidade, como parte de um evento de uma semana de celebração do futebol. Assim, em princípio, a final da UEFA Champions League Feminina será em Madrid, na quinta-feira, dia 20 de Maio de 2010.

Nova identidade
O director de competições da UEFA, Giorgio Marchetti, afirmou: “A Taça UEFA Femina é a prova mais importante da UEFA para os clubes femininos e representa o futebol feminino ao seu mais alto nível. Acreditamos que, ao alterar o seu formato, bem como o nome e identidade corporativa, como parte do reposicionamento da competição, vamos torná-la mais apelativa e com outro estatuto, mais condizente com o lugar que merece, ou seja, ao mesmo nível que a principal competição da UEFA masculina, a UEFA Champions League”.

Época actual
Entretanto, Taça UEFA Feminina 2008/09 encontra-se actualmente nas meias-finais, que estão agendadas para os dias 28/29 de Março e 4/5 de Abril de 2009. O Zvezda-2005, campeão da Rússia, defronta o Umeå IK, da Suécia, vencedor da competição por duas vezes, enquanto na outra partida o Olympique Lyonnais mede forças diante do FCR 2001 Duisburg, da Alemanha. Os vencedores disputam a final, a duas mãos, nos dias 16 e 23 de Maio.»

Ficámos ainda a saber que a primeira eliminatória (em fase de grupos) da  edição 2009-2010 da UEFA Women’s Cup irá realizar-se  entre 30 de Julho e 4 de Agosto de 2009.

Aguardamos, portanto, o resultado do sorteio bem como o país que irá acolher o  S.U. 1º Dezembro nesse período.

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: