“Algarve Cup termina”

Suécia vs EUA, final Algarve Cup 2009

Suécia vs EUA, final Algarve Cup 2009

Com Portugal a conquitar o oitavo lugar, pela segunda vez na história da competição, e depois de um registo digno de destaque – a formação lusa venceu os três encontros da fase de grupos -, o Algarve Cup 2009 terminou esta quarta-feira, com o triunfo da Suécia.

Vitória nórdica
Tendo conquistado o seu último título nesta competição em 2001, a Suécia venceu, esta quarta-feira, o XVI Mundialito de Futebol Feminino, ao bater a selecção dos Estados Unidos da América por 5-4 (após marcação de grandes penalidades).

Perante uma equipa algo nervosa, as nórdicas entraram em campo de forma decidida, tendo marcado logo aos 17 minutos, vantagem que geriram quase até ao final da partida, uma vez que, em cima do apito final, as norte-americanas empataram o encontro.

Após uma série de penalties falhados e defesas dignas de destaque, a sorte acabou por sorrir às suecas que arrecadam, assim, o segundo troféu da competição.

Portugal em oitavo
Ao vencer, pela primeira vez na história da competição, os três encontros da fase de grupos, Portugal alcançou uma marca digna de registo na edição deste ano do Mundialito de Futebol Feminino.

Na luta pela melhor classificação de sempre, a Equipa das Quinas falhou o assalto ao sétimo lugar, ao perder por 2-4 (após marcação de grandes penalidades) diante da Finlândia. As atletas lusas estiveram a perder por 1-0, mas um tento brilhante de Carla Couto obrigou ao desempate por grandes penalidades.

Depois de já se terem defrontado na fase de grupos, as formações da Polónia e do País de Gales disputaram o 11º e 12º lugares, tendo as polacas vencido a partida por 2-1.

Na partida da nona e décima posição, a Noruega levou a melhor sobre a Áustria, vencendo por 2-0. A China conquistou o quinto lugar, ao bater a Islândia por 2-1.

Fairplay alemão
No final da competição, foi atribuído o prémio de Equipa Fairplay à formação alemã. Ana Borges, que se estreou pela Selecção Nacional Feminina A nesta competição, foi considerada a Melhor Jogadora Portuguesa, enquanto que Hope Solo recebeu o prémio de Melhor Jogadora do Torneio, tendo as atletas recebido uma semana de férias no Algarve, oferecida pela Garvetur.

Resultados do dia
11º/12º
País de Gales 1 – 2 Polónia
(Jessica Fishlock [14′]; Anna Sznyrowska [10′] e Patrycja Pozerska [87′])

9º/10º
Áustria 0 – 2 Noruega
(Trine Ronning [43′] e Solveig Gulbrandsen [88′])

7º/8º
Portugal 1 – 1 Finlândia (2-4, gp)
(Carla Couto [70′]; Susanna Lehtinen [13′])

5º/6º
China 2 – 1 Islândia
(Lou Jiahui [21′] e Xu Yuan [69′]; Harpa Thorsteinsdóttir [45’+2′])

3º/4º
Alemanha 0 – 1 Dinamarca
(Julie Rydahl Bukh [42′])

Final
Suécia 1 – 1 EUA (5-4, agp)
(Lotta Schelin [17′]; Megan Rapinoe [90′])

Classificação final
1 Suécia
2 – EUA
3 – Dinamarca
4 – Alemanha
5 – China
6 – Islândia
7 – Finlândia
8 – Portugal
9 – Noruega
10 – Áustria
11 – Polónia
12 – País de Gales

in fpf.pt

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: