Feito Histórico da Selecção Nacional Feminina

 

 

Sofia Vieira, Carla Couto e Silvia Brunheira (FPF)

Sofia Vieira, Carla Couto e Silvia Brunheira (FPF)

Feito inédito

Segunda-Feira, 09 Março 2009

A Selecção Nacional Feminina “A” conquistou, esta segunda-feira, a sua terceira vitória, em outros tantos jogos, na XVI edição do Algarve Women’s Football Cup / Mundialito de Futebol Feminino, ao bater, a sua congénere da Áustria, por 1-0.Confiança e ambição
A formação das Quinas cedo mostrou as suas intenções de controlar o jogo trocando a bola de forma rápida e logo aos 6 minutos Edite Fernandes criou uma bela jogada desmarcando Carla Couto que ofereceu o primeiro tento a Sofia Vieira.O golo deu confiança a Portugal que nunca perdeu o controlo das operações exibindo-se a bom nível, conseguindo trocar quase sempre bem a bola com confiança evitando sobressaltos junto da sua baliza.

Pertenceram à equipa comandada por Mónica Jorge as melhores oportunidades de golo, mas à passagem do minuto 80 foi a vez de Jamila Marreiros brilhar, evitando, com uma defesa soberba, uma injustiça no marcador. Essa foi, de resto, a grande oportunidade das austríacas que sentiram dificuldades em anular a maior técnica e velocidade das jogadoras portuguesas.

Solidariedade e bom futebol
A equipa mostrou-se sempre muito unida e solidária evidenciando um bom futebol, não permitindo grandes veleidades às austríacas que utilizaram um futebol mais directo para conseguir chegar com mais acutilância à zona defensiva lusa.

Apesar do valor adversário sentia-se no Estádio Algarve que só um momento de sorte da adversária colocaria a vitória lusa em causa, muito por causa da atitude das jogadoras lusas que nunca viraram a cara à luta mantendo-se sempre muito concentradas.

“Empenho e união de grupo”
A Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, destacou isso mesmo, em Conferência de Imprensa, após o jogo. “As nossas jogadoras estão de parabéns pelo empenho que demonstraram apesar do cansaço que já acusavam. Foi um jogo de grande intensidade e sentimos, como esperávamos, dificuldades quando a Áustria utilizava um futebol mais directo nas transições defesa-ataque, no entanto soubemos anular os lances de perigo junto da nossa baliza e conseguimos, ao fim de três jogos, acabar os 90 minutos sem sofrer um golo o que demonstra que existiram algumas melhorias na nossa linha média e defensiva. No cômputo geral estivemos bem e podíamos ter conseguido mais um ou dois golos, pois tivemos oportunidades para tal. Esta é uma vitória conseguida graças ao empenho e à união de todo o grupo de trabalho.

“Prosseguir com ciclo de vitórias”
Esta foi a primeira vez que a formação lusa venceu os três encontros da fase de grupos do Algarve Cup e Mónica Jorge quer manter este ciclo vitorioso. “Este ano disputámos quatro jogos e não perdemos e, mais do que isso, conseguimos três vitórias consecutivas, algo que já não fazíamos há algum tempo. Queremos manter-nos neste ciclo. Estamos a melhorar do ponto de vista técnico/táctico e estas vitórias dão ânimo para prosseguir. Já não pensamos que é desta que vamos ganhar, mas sim que temos de ganhar outra vez. As nossas jogadoras estão a viver um momento glorioso e não podemos deixar cair o trabalho que tem sido feito.

“Vitória para os treinadores e treinadoras do Futebol Feminino”
Mónica Jorge dedicou estas vitórias a todos os treinadores e treinadoras do Futebol Feminino pois defende que “são quem ajuda o Futebol Feminino e nos permitem estar hoje aqui a festejar estas vitórias. É o trabalho e o empenho que demonstram nos clubes que permitem o crescimento das nossas jogadores”, concluiu.

“Pensamento na vitória”
Já a pensar no próximo encontro a Treinadora lusa afirma não haver impossíveis no Futebol. “Já conseguimos resultados bastante favoráveis contra equipas mais fortes e vamos lutar com as nossas armas para vencer. No ano passado só perdemos com a China nas grandes penalidades. Este ano espero ganhar, nem que seja nas penalidades. No próximo jogo estamos obrigadas a ter mais cautelas defensivas, mas não vamos derrotadas para o encontro. O nosso pensamento está na vitória e acredito sinceramente que o podemos fazer. É preciso realçar que há diferenças, mas tudo vamos fazer para ganhar, pois são estas vitórias que tornam o Futebol Feminino mais mediático”, analisou.

Luta pelo 7º e 8º lugar em Lagos na próxima quarta-feira
A nossa Selecção volta a jogar na quarta-feira (11 de Março), pelas 11h30, no Estádio Municipal de Lagos, diante da Finlândia num jogo de classificação em que estará em disputa o 7º e 8º lugar da prova .
 
Sofia Vieira recebe Prémio Garvetur
A médio luso, Sofia Vieira, que apontou o golo de Portugal recebeu de oferta da Garvetur a oferta de um fim-de-semana no Algarve.
 
Ficha do Jogo
XVI Algarve Women’s Football Cup / Mundialito de Futebol Feminino.
3ª Jornada do Grupo C
Estádio Algarve
Árbitra: Mercy Tagoe- Quarcoo (Gana).
Árbitras Assistentes: Lidwine Rakotozafinoro (Madagáscar) e Khadidja Belkadi (Argélia).
 4ª Árbitra: Jenny Palmqvist (Suécia).
 
PORTUGAL 1-0 ÁUSTRIA (1-0, ao intervalo)

PORTUGAL: Jamila Marreiros; Lissette Brandão, Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo e Sónia Matias; Sílvia Brunheira, Sofia Vieira e Paula Cristina – Cap. (Helga Portugal, 73’); Ana Borges (Dolores Silva, 83’), Edite Fernandes (Mónica Gonçalves, 90’) e Carla Couto (Joana Carvalho, 90’+3’).

Suplentes não utilizadas: Neide Simões, Kikas, Carole Costa e Ana Valinho.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Sofia Vieira (8’).
Disciplina: Nada a assinalar.

ÁUSTRIA: Birgit Leitner; Kathrin Entner (Susanna Gahleitner, 27’), Carina Wenninger (Jasmin Pfeiler, 46’), Marlies Hanschitz – Cap. e Isabella Beger; Susanna Höller (Katja Trödthandl, 73’), Viktoria Schnaderbeck e Sarah Puntigam (Mariella Rappold, 54’); Katrin Walzl (Kathrin Höllmüller, 46’), Doris Adamovics (Tanja Legenstein, 68’) e Marion Röbner.

Suplentes não utilizadas: Anna Carina Kristler e Nina Burger.
Treinador: Ernst Weber.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Susanna Höller (37’) e Marion Röbner.

Clique aqui
para consultar as classificações do Algarve Cup 2009.

©FPF.PT Todos os direitos reservados.

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: