Objectivos da Equipa das Quinas

Mónica Jorge, seleccionadora nacional (©FPF Francisco Paraíso)

Mónica Jorge, seleccionadora nacional

“Ganhar experiência competitiva”

Segunda-Feira, 02 Março 2009

O XVI Mundialito de Futebol Feminino – Algarve Cup 2009 vai juntar no Sul de Portugal, de 4 a 11 de Março, 12 selecções, com os Estados Unidos a procurarem o sexto título e Portugal a querer rotinar uma equipa em fase de rejuvenescimento.A Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, considera que o principal objectivo da Equipa das Quinas é “permitir às jogadoras mais jovens ganharem experiência competitiva e rotina, com as mais velhas”.

De acordo com a Seleccionadora, a equipa lusa “está a viver um ano de transição e precisa de ganhar experiência para disputar o apuramento para o Mundial2011”, que começa em Setembro de 2009.

A Selecção Nacional ficará integrada no Grupo C, juntamente com as congéneres de País de Gales, Polónia e Áustria, três equipas que Mónica Jorge considera fortes.

“Não vão ser adversários fáceis, dos três apenas o País de Gales está perto de Portugal no ranking, os outros estão mais acima”, disse Mónica Jorge.
Entre as selecções candidatas à vitória final, a Seleccionadora Nacional elege a dos Estados Unidos, vencedora da última edição e detentora de cinco troféus, como “a principal favorita”.

Os Estados Unidos que na final do ano passado derrotaram a Dinamarca (2-1), voltam a defrontar, no Grupo B, as escandinavas, e ainda as selecções da Islândia e Noruega.

No grupo A, ficam integradas as equipas de Alemanha, Finlândia, Suécia e China, que na última edição derrotou Portugal no jogo para atribuição do 10º lugar.

O torneio é o quarto mais importante do futebol feminino mundial, logo atrás de Jogos Olímpicos de Verão, do Mundial e do Europeu.
A ideia é antiga e partiu de uma concentração de esforços entre a Federação Portuguesa de Futebol e os países nórdicos, numa prova que começou com cinco equipas (1994), se estendeu a oito (a partir de 1995) e chegou às 12 (2002).

Desde então o modelo tem contemplado três grupos, dois para apurar o campeão e que habitualmente reúnem os países com melhor “ranking” e um terceiro, que define classificação a partir do 7º lugar, onde a formação lusa tem presença assídua.

Os dois primeiros classificados dos grupos A e B defrontam-se na final, enquanto os segundos classificados das “poules” jogam para os terceiro e quartos lugares.

 

Fonte: FPF

Anúncios

About S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Campeãs Nacionais de Futebol Feminino | National Women's Football Champions Ver todos os artigos de S.U. 1º Dezembro | Futebol Feminino

Comments are disabled.

%d bloggers like this: